Gel: tudo sobre essa substância que serve para várias coisas
Um gel é basicamente uma substância semilíquida que possui propriedades que variam de muito macia e flexível a extremamente resistente e sólida. Os géis são normalmente definidos como um material de reticulação ligeiramente diluído, que não exibe fluxo químico em sua condição de estado estacionário. Embora isso soe como a definição de um líquido, na verdade não é – e um desses gel, é na verdade um sólido, mas uma forma de silício.
Este é um exemplo de uma forma sólida ou semilíquida real de silício semicondutor. Eles são usados extensivamente na fabricação de dispositivos, desde LCD (monitores de cristal líquido) em nossos computadores até os vários wafers de silício que são usados em processos de impressão. Dispositivos à base de gel também são usados para formar um filme fino sobre o qual filmes condutores podem ser formados, como no caso de um protetor de tela ou uma camada de filme em um chip.
A forma líquida do power man gel de silicone é usada para aplicações de colagem e adesão e tem uma resistência à tração excepcional. Também é muito resistente ao calor e pode ser usado em uma ampla variedade de superfícies. Esse tipo de dispositivo pode ser utilizado de várias maneiras na área de eletrônica, e todas elas são baseadas nas propriedades do gel de silício.
Para começar, o gel de silício é composto de dois tipos de moléculas – polímeros e polissacarídeos. Quando as moléculas são unidas por uma ligação química, como a ligação de um grupo de fósforo, a ligação se torna permanente. As ligações formadas entre essas duas formas moleculares são fortes o suficiente para fornecer propriedades mecânicas e elétricas que são praticamente indestrutíveis, em comparação com as ligações moleculares encontradas em materiais orgânicos e inorgânicos.
Dispositivos à base de gel de silicone estão disponíveis em muitos tamanhos e formas diferentes e estão disponíveis nas formas líquida e sólida. Um bom exemplo de dispositivo à base de gel é o dispositivo de imagem térmica, que já existe há algum tempo. É baseado em um gel de silicone que pode ser usado para criar uma imagem do dissipador de calor de um computador que é usado para fins de análise térmica e tem a capacidade de mostrar se o computador está ou não funcionando com seu desempenho ideal.
Existem também alguns produtos que foram desenvolvidos usando um dispositivo baseado em gel de silicone que tem a capacidade de gerar calor para resfriar um sistema que está sendo resfriado por nitrogênio líquido. Esta é uma tecnologia que está em desenvolvimento há algum tempo e atualmente está sendo empregada em aplicações militares.